fbpx
Avançar para o conteúdo

Escapes longos ou curtos?

Short Shots ou Long Shots?

A escolha de escapes longos ou curtos vai muito para além do gosto pessoal. Os escapes atuais exigem um sistema complexo e são meticulosamente afinados, principalmente os de motas de alto rendimento. Muito mais do que simples “tubos”, o sistema de escapes inclui, dependendo do motor, um coletor, câmara de expansão (em motores a 2t), válvula de borboleta, sondas lambda ligadas à centralina, silenciadores, ou até “by-passes”.

O comprimento e o diâmetro dos escapes altera a potência e eficiência do motor. O diâmetro do escape, afeta a velocidade das ondas de pressão, e a sua espessura pode transformar a força de compressão em força de expansão. Quanto ao comprimento e diâmetro da tubagem – se longos e estreitos, oferecem um binário alto a baixa rotação; se curtos e largos, conseguem mais potência a alta rotação. Além disto, é necessário tem em conta as rpm do motor que delimitam a escolha quando se pretende alterar o escape original. Regra geral, o escape original da moto será sempre o que obterá melhor relação entre potência, som e expelição de elementos nocivos.

Deixe um comentário

You were not leaving your cart just like that, right?

You were not leaving your cart just like that, right?

Enter your details below to save your shopping cart for later. And, who knows, maybe we will even send you a sweet discount code :)