O significado das Caveiras para os motociclistas
A introdução do simbolismo das Caveiras no mundo dos motociclistas foi iniciada por Hollywood. Entre os anos 1950s a 1970s, eram realizados inúmeros filmes sobre motards e gangs, que eram sempre retratados como rebeldes, insurgentes e criminosos, sem qualquer respeito pela lei ou moralidade. Nos filmes, estes motards vestiam-se com blusões em pele e anéis com caveiras.
Foi assim que, na mente das pessoas, a Caveira passou a representar o mundo dos motociclistas e esta “tendência” foi adotada pelos motociclistas reais, incluindo famosos como o Elvis ou Keith Richards.
A Caveira está carregada de simbolismo, muito para além dos motociclistas e, quem as usa tem a sua própria interpretação do que representa para si. No entanto, existem alguns significados populares.
A Caveira representa a celebração da vida, a imortalidade, o renascimento e a vida após a morte. Sabemos que é tradição mexicana celebrar o Día de los Muertos fazendo representações de caveiras e esqueletos de pessoas ostentosas, daí a sua decoração.
Uma versão da Caveira sem maxilar, que existiu no período Isabelino (1558-1603), representava a pertença ao submundo, e foi adotado por gangues e clubes de tiro com uma conotação de desobediência (às leis), coragem e resiliência de corpo e espírito.
A Caveira também representa a inevitabilidade de fugir ao destino, a ligação entre morte e vida, início e fim, e que faz parte do risco de andar de moto.
Alguns creem também que o uso de joalharia com caveiras é uma excelente proteção contra a morte pois acreditam que quando a morte vem, deixa a marca de uma caveira e, quem tem já está marca, está protegido pois a morte não virá duas vezes.
Em bordados ou logotipos de clubes, a Caveira representa a fraternidade, equipa e dedicação a esse clube e aos seus membros.
Por último, o simbolismo mais comum da Caveira é que todos somos iguais perante a morte. Independentemente da nossa origem ou modo de vida, como motociclistas, todos temos o mesmo valor.