Short Shots ou Long Shots?
A escolha de escapes longos ou curtos vai muito para além do gosto pessoal. Os escapes atuais exigem um sistema complexo e são meticulosamente afinados, principalmente os de motas de alto rendimento. Muito mais do que simples “tubos”, o sistema de escapes inclui, dependendo do motor, um coletor, câmara de expansão (em motores a 2t), válvula de borboleta, sondas lambda ligadas à centralina, silenciadores, ou até “by-passes”.
O comprimento e o diâmetro dos escapes altera a potência e eficiência do motor. O diâmetro do escape, afeta a velocidade das ondas de pressão, e a sua espessura pode transformar a força de compressão em força de expansão. Quanto ao comprimento e diâmetro da tubagem – se longos e estreitos, oferecem um binário alto a baixa rotação; se curtos e largos, conseguem mais potência a alta rotação. Além disto, é necessário tem em conta as rpm do motor que delimitam a escolha quando se pretende alterar o escape original. Regra geral, o escape original da moto será sempre o que obterá melhor relação entre potência, som e expelição de elementos nocivos.