Torque vs Potência
Já todos ouvimos falar em torque, cilindrada e potência, mas nem sempre temos claro a diferença e o papel de cada um no desempenho das nossas motas.
O torque indica a força que um motor produz em arranque e na retoma de velocidade. Este é um indicador importante pois quanto mais torque o motor um motor produzir, maior será a sua capacidade de resposta. É particularmente útil para garantir mais segurança rapidez nas ultrapassagens.
Em termos técnicos, podemos perceber que o torque vem, num motor a combustão, da força que se gera na explosão da mistura de ar e combustível dentro do cilindro, que empurra o pistão para baixo, movendo o virabrequim, o que resulta no movimento giratório.
Quanto maior for o torque máximo de u motor, maior é a sua força. O objetivo geral é criar motores com torques o mais alto possível em qualquer rotação, altas ou baixas, e principalmente no arranque.
Por outro lado, a potência, medida em cv (cavalo vapor) ou kW (quilowatt), é a quantidade de força que um motor pode realizar num determinado período de tempo – quanto mais rápido for atingida uma determinada quantidade de força, mais potente é o motor. Há quem associe a potência com uma maior aceleração, mas, na verdade, esta indica-nos o tempo que dura a sensação de “puxar” da mota.
A potência é gerada quando o motor aplica o torque a uma determinada quantidade de rotações por minuto, isto é, a potência é o resultado de multiplicar o torque do motor pelas rotações por minuto. Portanto, em rotações mais altas, a potência aumentará, sendo um indicador da rapidez com que o motor pode trabalhar.
Outro aspeto a considerar é a cilindrada. A cilindrada (cc) é a capacidade cúbica (m3) de combustível e ar que cabem dentro do cilindro do motor. Os motores terão mais torque e mais potência quanto maior for o seu tamanho, ou seja, a sua cilindrada.
Muito se debate sobre qual o mais importante: o torque ou a potência. Enquanto o torque entrega a capacidade de arranque rápido, a potência entrega a capacidade de acelerar a altas velocidades. Para produzir mais potência, o motor precisa de mais torque, ou de mais rotações, ou de ambos.
Torque, potência e até cilindrada, são aspetos a considerar no momento de comprar uma mota pois as suas capacidades devem ser adequadas ao tipo de condutor e de uso que vamos fazer dela.
Não percas este e outros artigos interessantes sobre o mundo do motociclismo. Segue-nos nas nossas redes socias e fica a par de todas as novidades.